A NASA está a planear colocar uma pequena estação espacial na órbita da Lua a meio da próxima década. A notícia foi avançada pelo USA Today e o objetivo da iniciativa é tornar as missões tripuladas regulares mais praticáveis.
A entrada de mais empresas do setor privado na indústria lunar comercial, à semelhança do que aconteceu com a SpaceX no que diz respeito aos lançamentos espaciais, será decisiva para o cumprimento deste objetivo. Vontade política já parece existir, uma vez que Donald Trump deu indicações à NASA no final do ano passado para reforçar o envio de astronautas à Lua. A Cnet recorda que não há uma missão americana tripulada à Lua desde a Apollo 17 de 1972 e que a administração de Barack Obama estava mais empenhada em enviar pessoas a Marte.
A NASA já se encontra a trabalhar com empresas como a Moon Express para colocar robôs com instrumentos científicos na Lua já no próximo ano. A descoberta recente de fontes de água na Lua também pode tornar o fornecimento à estação espacial mais fácil.
Recorde-se que, em maio, Jeff Bezos, líder da Blue Origin, afirmou que quer construir uma base lunar, mesmo que não venha a contar com a colaboração da NASA.