A Three Square Market realça que o programa é voluntário, ou seja, que nenhum funcionário vai ser obrigado a inscrever-se. A ideia é conseguir cerca de 50 participantes até dia 1 de agosto, organizar uma “chip party” e permitir que tarefas como abrir portas ou fazer o login no computador sejam feitas através destes chips implantados.
A 32Market explica que pretende colocar um microchip debaixo da pele dos voluntários, entre o polegar e o indicador e que os chips vão usar tecnologia NFC para comunicar com outros dispositivos. Outra utilização para estes implantes passa pelas compras na sala de pausas dos empregados, explica o Slashgear.
A empresa é especializada em micro-mercados, como as lojas de conveniência de self-service, pelo que o programa de voluntariado pode fornecer dados importantes sobre eventuais soluções comerciais que possam ser lançadas para o mercado. Com um chip implantado, o utilizador pode escolher os produtos e sair do estabelecimento, sem ter tido contacto com qualquer outro ser humano. Por outro lado, a solução pode levantar questões sobre a vigilância ou espionagem sobre os hábitos de cada utilizador.