As bactérias encontradas no Canadá são as mais antigas de que há registo e datam de um período em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície. Os investigadores acreditam que a vida na Terra começou a ser formada nestas “piscinas” e, encontrando o local exato onde as primeiras formas de vida surgiram cá, há boas perspetivas de se poder replicar o conhecimento e procurar em Marte por condições semelhantes.
Cientistas da University College London descobriram um local no Quebec com vestígios minerais que o tornam apropriado para fornecer o sustento às primeiras formas de vida entre 3,7 e 4 mil milhões de anos atrás. Os investigadores acreditam que nessa altura haveria também vida em Marte, explica a Cnet.
«O facto de os termos descoberto numa das formações rochosas mais antigas sugere que encontrámos evidências diretas de uma das formas de vida terrestres mais antigas. Esta descoberta ajuda-nos a perceber melhor a história do nosso planeta e da vida e vai ajudar também a identificar vestígios de vida noutras partes do universo», disse Dominic Papeu, da UCL.
Veja um vídeo que apresenta melhor esta investigação.