Há milhares de dietas disponíveis. Umas têm algum fundamento médico e científico… outras nem tanto. Uma empresa baseada na Califórnia está empenhada em descobrir a dieta ideal para cada pessoa. Para isso, vai recorrer aquilo que nos faz únicos: o ADN.
A Habit vai recorrer à sequenciação do genoma de cada paciente. Esta abordagem pode, em princípio, ajudar a definir um plano de alimentação que se adeque às capacidades orgânicas de cada indivíduo. Na verdade, a comunidade científica há muito que percebeu que a redução de ingestão de calorias é o caminho a seguir para provocar a perda de peso, o problema é que os mesmos alimentos têm efeitos diferentes consoante a pessoa que os ingere. Ou seja, a mesma dieta não serve para toda a gente.
O que já está provado em estudos como este feito o ano passado e publicado no jornal médico, Cell.
A empresa norte-americana abriu portas ontem, mas só vai disponibilizar o serviço a partir de janeiro. Além de fazer a análise ao ADN dos clientes (é fornecido um kit para isso) a empresa também vai fazer a entrega, ao domicílio, dos alimentos necessários à dieta “desenhada à medida”.
A Popular Science avança que o serviço desenhado pela Habit vai custar 299 dólares. Isto só a parte inicial. A entrega dos alimentos (que será feita 2/3 meses após a consulta inicial) será cobrada à parte.