Investigadores da Universidade da Califórnia-Irvive debruçaram-se sobre as consequências de uma viagem para Marte no corpo humano. Os astronautas seriam bombardeados por raios cósmicos durante os nove meses que duraria a viagem. Essa exposição teria consequências algo imprevisíveis, mas os cientistas acreditam que estes “colonos” chegariam a Marte com danos cerebrais e com menos capacidades, noticia a Cnet. «Diminuições no desempenho cerebral, défices de memória, ansiedade, depressão e capacidade de tomada de decisões reduzida», são algumas das consequências enumeradas pelo professor Charles Limoll, da UCI. Estas consequências durariam até depois da viagem.
A equipa chegou a estas conclusões depois de expor roedores a radiações nos laborarórios da NASA.
Por outro lado, Elon Musk, quando detalhou o plano para o sistema de transportes planetário, desvalorizou as potenciais consequências. A SpaceX ainda não reagiu oficialmente à divulgação das conclusões destes investigadores.
Recorde-se que mais de 200 mil pessoas já se mostraram interessadas em fazer uma viagem só de ida para Marte, pelo que não deve haver falta de voluntários, mesmo conhecendo-se as consequências das viagens.