A 20th Century Fox desafiou a IBM a usar o Watson, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela tecnológica, para criar sozinho um trailer para o filme Morgan, que estreia esta semana nas salas de cinema dos Estados Unidos. A IBM aceitou o repto e o resultado foi agora disponibilizado.
Refira-se que a escolha pelo filme Morgan não foi aleatória. É que a obra realizada por Luke Scott (filho de Ridley Scott) e protagonizada por Kate Mara, é um thriller de ficção científica que aborda a história de um grupo de cientistas que cria um humanoide que desenvolve rapidamente capacidades e acaba por escapar ao controlo dos criadores.
Para que o Watson cumprisse a tarefa proposta com sucesso, os investigadores da IBM forneceram-lhe 100 trailers de diferentes filmes de terror divididos em cenas para a IA fazer uma análise visual, sonora e de composição e, desta forma, descobrir o que assusta as pessoas. De acordo com o Engadget, o Watson teve, de seguida, acesso aos 90 minutos de Morgan para selecionar os momentos a incluir no trailer. Assim, a IA acabou por escolher 10 cenas e um total de 6 minutos de imagens.
Porém, há que salientar que o processo não foi completamente autónomo, pois foi necessária a supervisão de um editor profissional. Mas uma vantagem é inegável: o processo tornou-se bem mais célere – em vez dos 10 dias a um mês necessários para a realização de um trailer, tudo ficou tratado em 24 horas.
Deixamos a análise da qualidade do resultado final à consciência de cada um. Pode ver o trailer criado pelo Watson no vídeo abaixo, onde também há lugar para alguns esclarecimentos técnicos. No vídeo que está ainda mais abaixo irá encontrar um trailer ‘normal’ para Morgan e assim poderá comparar os dois.