Sophia é o nome do mais recente humanoide desenvolvido pela Hanson Robotics. Este robô, que foi apresentado na feira de tecnologia SXSW, tenta simular as expressões de um humano. O que, em abono da verdade, não tem sido uma tendência da robótica – os robôs mais sofisticados que temos visto em ação “fogem” à simulação humana.
De acordo com os criadores do robô, Sophia é capaz de controlar 62 movimentos na face e pescoço, que estão envolvidos por uma pele sintética baseada em silicone. Os olhos escondem duas câmaras, que o robô utiliza para identificar e interagir com os humanos. A simulação de um humano não se fica pelo hardware, já que os criadores desta máquina também desenvolverem um software de controlo que simula uma personalidade. Aliás, este programa tem o nome de Character Engine AI.
De acordo com a CNBC, a cara de Sophia é baseada na face de Audrey Hepburn, a esposa de David Hanson, o líder da Hanson Robotics. Esta empresa defende que a “humanização” dos robôs facilita a interação destas máquinas com os humanos.