Engenheiros das universidades de Berkeley (Estados Unidos) e de Chiao Tung (Taiwan) têm estado a trabalhar numa tecnologia que permite incorporar componentes elétricos em plásticos impressos em 3D. Os investigadores utilizaram esta tecnologia para criar uma tampa inteligente para pacotes de cartão que consegue monitorizar quando o leite azeda.
Para tal, basta encaixar a tampa e, por breves instantes, virar o pacote ao contrário para ver se são detetados os sinais elétricos associados aos elevados níveis de bactérias presentes em leite azedo, segundo o artigo publicado no Microsystems e no Nanoengineering.
Liwei Lin, um dos principais responsáveis pela investigação, salienta que a tecnologia de impressão 3D pode contribuir para fazer circuitos eletrónicos tão baratos que poderão ser embutidos em pacotes de cartão para conseguir alertar os consumidores, refere o Tech Radar.
A longo prazo, esta tecnologia poderá ser aplicada à área da saúde, gerando dispositivos que podem ser implantados e monitorizar, por exemplo, a pressão arterial e a tensão muscular.