
–
A ideia de Richard Branson de “oferecer” férias espaciais a particulares parece ter sofrido um duro revés. Num dos voos de teste para os voos comerciais espaciais, a aeronave despenhou-se no deserto do Mojave e provocou a morte de um dos pilotos e o internamento com ferimentos graves no segundo.
A SpaceShip Two é lançada a partir da aeronave maior WhiteKnight Two. O voo experimental começou às 9h20m da manhã e a SpaceShip descolou-se da aeronave maior às 10h10m. Dois minutos depois, a equipa em terra começou a perceber que algo estava errado. O Parabolicarc.com estava a cobrir o evento ao vivo e conta que houve uma explosão no ar.
Esta foi a primeira vez que se usou um combustível com uma nova fórmula, mas ainda não se sabe se esta foi a causa do acidente. O motor já foi usado em três voos anteriores.
Num teste anterior, a SpaceShip Two conseguiu atingir velocidades supersónicas e os responsáveis do programa encorajam o público a não desistir. Recorde-se que já há cerca de 700 pessoas interessadas em experimentar voar até ao espaço para experimentar um ambiente sem gravidade.