![lumosity.gif](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2152169lumosity.gif)
A Lumosity é uma empresa especializada em jogos de estimulação cerebral. Dois destes jogos, que desafiam diferentes capacidades do utilizador, podem ser usados para detetar quem tem ou pode vir a ter doenças do fígado. Os dois jogos são o Color Match, onde o jogador é convidado a ler um nome de uma cor, mas está escrito noutra cor e o popular jogo da Memória, onde é mostrada uma grelha de cartas que depois são viradas para baixo e é pedido ao utilizador que a recrie.
O investigador usou doentes com cirrose, pré-cirrose e um grupo de controlo, explica o Pando Daily. Durante o estudo, foi possível identificar que os doentes com cirrose e pré-cirrose jogavam de uma forma diferente do que o grupo de controlo.
Ioannou correu os testes com uma amostra de 75 pessoas e já pensa em conduzir um estudo com uma amostra mais alargada. O próprio cientista explica que este método, a ser validado, poderá ser usado até para deteção antecipada de doenças do fígado.
A investigação de George Ioannou não contou com o patrocínio da Lumosity, mas a empresa deve estar bastante contente com o resultado.
No passado, várias entidades já usaram os dados da Lumosity para tentar estudar padrões de aprendizagem.