Foi batizada de Pinnacle Island e demorou apenas 12 dias marcianos (cada dia em Marte é conhecido por «sol») para se dar a conhecer através da câmara da sonda Oportunity. No sol 3528, a sonda Oportunity passou pelo mesmo local – e nenhuma rocha em formato de donut estava à vista.
Passados 12 sol, eis que a misteriosa rocha é captada pela primeira vez pela câmara da sonda Oportunity e pelo olhar atento dos investigadores da NASA que controlam remotamente o veículo, a partir da Terra.
Na NASA ainda ninguém sabe ao certo o que levou a rocha em forma de donut até àquele local. «Ficámos todos a pensar: «hum? Mas o que é isto?» explicou Matt Golombek, cientista que trabalha com a sonda Oportunity, citado pelo site da NewScientist.
Hoje, são duas as teorias que explicam o posicionamento e a curiosa configuração da rocha: há quem admita que o “donut rochoso” ganhou aquele formato devido ao impacto de um qualquer asteroide e há também quem admita que tenha sido uma das rodas da Oportunity que acabaram por deslocar esta rocha para o local onde não se encontrava 12 dias marcianos antes.
Os tempos mais próximos poderão ajudar a revelar mais detalhes sobre a Pinnacle Island: os investigadores da NASA estão apostados em dirigir a Oportunity para junto da rocha, a fim de recolherem uma amostra que permitirá saber um pouco mais sobre a proveniência da rocha.