Conseguirá o Bitalino a proeza alcançada pela embarcação Ziphius durante o concurso de inovação Insert Gadget de 2012? A questão vai começar a ser respondida às 17h00, através dos votos dos internautas.
A placa computacional, que permite a conexão com vários tipos de sensores, acaba de ser selecionada para o grupo de 20 finalistas do prestigiado concurso de inovação organizado pelo site Engadget.
À semelhança do sucedido com o Ziphius no ano passado, o Bitalino vai ter de garantir a preferência dos internautas, a fim de figurar entre os cinco finalistas que deverão disputar a meia-final que vai ter lugar no dia 9 de novembro, em Nova Iorque.
A votação para a escolha dos semifinalistas arranca hoje e termina no dia 10 de outubro às 00h00 do fuso horário da Califórnia (8h00 de 11 de outubro em Portugal Continental).
No dia 10 de novembro, haverá uma final com dois projetos. Está prevista a atribuição de dois prémios: um de 10 mil dólares que resulta da escolha de um júri; e um segundo de 15 mil dólares definido pela votação do público.
Se o Ziphius, o projeto da YDreams que venceu o Insert Coin de 2012, tinha por atrativo uma embarcação que é comandada através de uma app de telemóvel, o Bitalino distingue-se por ser uma placa computacional desenhada para engenhocas e cientistas que permite a conexão com vários sensores ou mesmo outros dispositivos eletrónicos.
A placa computacional deverá fazer a estreia comercial em 2014, com um preço que ronda os 150 euros.
«Claro que todos nós gostaríamos de ganhar um dos dois prémios finais, mas já seria uma grande honra ficar no top 10 e ter a possibilidade de estar presente na semifinal», explica num e-mail Hugo Plácido Silva, investigador do Instituto de Telecomunicações de Lisboa, que liderou o desenvolvimento do Bitalino.
Num e-mail enviado para a Exame Informática, recorda que o Bitalino, ao seguir a senda do Ziphius, poderá ajudar «a passar a imagem de que Portugal não é só crise mas é também inovação e tecnologia de ponta».
A lista de 20 finalistas confirma que o Bitalino vai ter uma disputa aguerrida para garantir para passar para a próxima fase: um tablet dobrável; um sistema de digitalização de alta resolução; um sistema de transmissão de música por Wi-fi para várias divisões de uma casa; ou um sistema de controlo de dispositivos domésticos são alguns dos muitos projetos que estão presentes na shortlist do Insert Coin.
No vídeo inserido nesta página, pode ver o episódio do Exame Informático TV, quem que é dado a conhecer o Bitalino, entre outras inovações tecnológicas desenvolvidas em Portugal.