
Pinar Oguz Ekim ganhou o Prémio Científico IBM de 2012
Pinar Oguz Ekim, investigadora de 33 anos de nacionalidade turca, é a segunda mulher a ganhar um prémio Científico IBM. O júri do prestigiado concurso científico decidiu atribuir o prémio de 15 mil euros à aluna de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, pelo trabalho intitulado “Algoritmos robustos de localização em redes de sensores com aplicações a seguimento de alvos” .
De acordo com um comunicado da IBM, o trabalho de Oguz Ekim distingue-se pelo contributo dado na investigação de sistemas deteção de trajetórias de um ou mais agentes em cenários, em que um ou mais sensores que funcionam como referência para a localização não têm posições conhecidas.
A abordagem levada a cabo por Oguz Ekim permite não só estimar a trajetória do agente como ainda apurar as posições dos sensores – mesmo em situações sujeitas a erros grosseiros causados por ruídos no sinal usado nas comunicações.
A investigação da Oguz Ekim poderá abrir caminho ao desenvolvimento de soluções úteis para localização de agentes (objetos e eventualmente pessoas) em escritórios ou armazéns, que necessitam de sistemas de localização de grande precisão, que podem ser facilmente calibrados.
Carlos Salema, Presidente do Júri do Prémio Científico IBM, recorda que o trabalho da investigadora do Técnico, além de alcançar os objetivos propostos em cenários onde os dados nem sempre abundam, poderá ter «inúmeras aplicações em redes de sensores sem fios».