
Não é um manto de invisibilidade como da saga de Harry Potter. Por agora, os objetos continuam a poder ser vistos pelo olho humano, mas tornam-se indetetáveis através de microondas.
O aparelho da Duke Univrsity já tinha sido mostrado há sete anos mas agora, com a proliferação de impressoras 3D, o método de fabrico ficou bastante mais simples. O “manto” parece na realidade um disco de frisbee feito de queijo suíço. Os objetos que sejam colocados no centro do disco tornam-se invisíveis no espectro das microondas, apesar de permanecerem visíveis ao olho humano, noticia a Cnet.
«O design do manto elimina a “sombra” que seria projetada (…) objetos brilhantes e cheios de reflexos, como um cilindro de metal, tornam-se invisíveis. As microondas são guiadas pela cobertura do aparelho e re-emitidas para o espaço livre do outro lado», explicou Yaroslav Urzhumov, assistente desta investigação. «A nanotecnologia permite criar mantos a partir de polímeros transparentes ou vidro. As propriedades de polímeros transparentes e do vidro não são assim tão diferentes do que temos no nosso polímero em relação às microondas», explicou o investigador.
A tecnologia do manto neste momento não parece ser muito útil. No entanto, o princípio pode ser usado para criar uma versão com três centímetros de espessura para ser aplicado em volta de objetos maiores. A mesma ideia poderá ser usada com um material que opere noutros comprimentos de onda de luz, tornando objetos invisíveis mesmo ao olho humano.