A associação profissional de engenheiros, uma das maiores do mundo, distinguiu o investigador português Vladimiro Miranda com o prémio IEEE Renewable Energy Excellence Award 2012. O prémio distingue, segundo comunidado, a contribuição do professor da FEUP e diretor do INESC TEC na contribuição para a integração de fontes de energia renovável, em particular energia eólica, em larga escala nos sistemas elétricos tradicionais através de técnicas de inteligência computacional.
No mesmo comunicado, Vladimiro Miranda afirma que ““este prémio confirma o reconhecimento internacional da liderança tecnológica de Portugal nas renováveis. O vento, por exemplo, representa mais de 20% da energia produzida em Portugal entre janeiro e março de 2013, e o país não colapsou, o que comprova que existe capacidade tecnológica nesta área”.
Vladimiro Miranda concilia atualmente as atividades de investigação e ensino com a presidência do INESC P&D Brasil. o INESC TEC já vendeu um submarino-robô para o Brasil, para inspecionar a barragem do Lajeado. Este projeto, chamado Trimares, recebeu o prémio “Inovação” que a Exame Informática atribuiu em 2011 nos prémios “O melhor do Portugal Tecnológico”.
No mesmo comunicado, o investigador português, salienta que “este prémio confirma o reconhecimento internacional da liderança tecnológica de Portugal nas renováveis. O vento, por exemplo, representa mais de 20% da energia produzida em Portugal entre janeiro e março de 2013, e o país não colapsou, o que comprova que existe capacidade tecnológica nesta área”.