Investigadores suíços estão a testar uma coleira para ovelhas que tem um sensor de batimentos cardíacos. A monitorização é feita em permanência e quando é registada uma grande variação, o sensor envia uma SMS ao pastor a alertá-lo para um possível ataque de lobos. Este dispositivo também solta um repelente de lobo sempre que é dado o alarme.
A coleira funciona de forma muito semelhante aos monitores de ritmo cardíaco usados pelos atletas (profissionais e amadores). No primeiro teste realizado, na estância de esqui suiça Les Diablerets, os investigadores suíços colocaram os sensores em 12 ovelhas que foram depois largadas num cerco onde estavam dois lobos com açaime. Os predadores circundaram as presas várias vezes antes do ataque.
Depois de analisados os dados, os investigadores perceberam que existem um padrão no batimento cardíaco das ovelhas quando estão perante o ataque iminente dos lobos. Os ritmo cardíaco passa de uma média de 60 a 80 batimentos cardíacos por minuto para 225 quando os lobos começaram a rondar as ovelhas.
No segundo teste, a realizar no outono deste ano, já vai incluir um repelente para os lobos que passa por ser um spray com uma essência ou por um som bastante alto.