O centro Fraunhofer AICOS anunciou hoje os vencedores do concurso criado para premiar ideias de negócio geradas por teses de mestrado e doutoramento de alunos de universidades portuguesas.
Na categoria de doutoramento, o primeiro lugar foi atribuído a Daniel Polónia, um investigador da Universidade de Aveiro, que propõe a criação de um mercado eletrónico de teleradiografia, que facilita a escolha dos diferentes serviços de radiologia.
Em segundo lugar na categoria de doutoramento ficou um sistema de comunicação de dados através de luzes LED idealizado por Navin Kumar, também da Universidade de Aveiro. O terceiro lugar desta categoria foi entregue a Rui Barbosa, da Universidade do Minho, por ter desenvolvido um sistema de inteligência artificial que indica produtos financeiros.
Também na categoria de mestrado o primeiro lugar ficou na Universidade de Aveiro: Ricardo Fernandes ganhou a categoria com um dispositivo de comunicação sem fios que recolhe energia elétrica a partir das ondas eletromagnéticas. No segundo lugar ficaram dois projetos ex-aequo: Waldir Pimenta, da Universidade do Minho, com um sistema de reconhecimento facial que se distingue pela rapidez e pela eficiência; e Flávio Sousa por ter criado uma aplicação para smartphones que consegue prevê o avanço de incêndios florestais.
O Fraunhofer AICOS, que está sedeado no Porto, entregou aos vencedores do concurso prémios monetários entre 1000 e 3000 euros.