A produtora de chips Cavium quer tornar mais fácil o uso de sistemas de encriptação pelos internautas. E para isso acaba de lançar o chip Nitrox III, que tem precisamente como única função encriptar/desencriptar as comunicações processadas por um ou mais computadores.
O novo chip foi desenhado para facilitar – e acelerar – o uso de sistemas de encriptação em servidores que alojam sites e aplicações.
Os seus criadores do Nitrox III admitem mesmo que esta tecnologia possa banalizar na Web o protocolo HTTPS, que devido aos cálculos matemáticos exigidos, hoje é usado apenas em sites de bancos ou empresas que exigem maiores níveis de segurança.
Como nome indica, o Nitrox III não é propriamente o primeiro do género, mas sim uma versão avançada que dispõe de 64 núcleos e é 12 a 16 vezes mais rápida a executar os cálculos matemáticos dos sistemas encriptação do HTTPS.
De acordo com a Technology Review, o Nitrox III vai começar a ser testado em centros de servidores durante os próximos meses. A estreia comercial deverá ocorrer no início de 2012.