O projeto tem em vista o desenvolvimento de tecnologias que permitem relacionar os parâmetros e conceitos que geralmente são inseridos pelos internautas num motor de busca.
Com esta capacidade de raciocínio lógico, os investigadores do ISEP acreditam poder contribuir para o desenvolvimento de motores de busca que não só são mais inteligentes e eficazes, como eventualmente, são mais inteligentes na análise e seleção de resultados das buscas.
Com a futura tecnologia, um motor de busca deixa de se focar apenas na apresentação de resultados e na similaridade dos termos, para relacionar conceitos e significados.
O que pode ser muito útil numa pesquisa tão banal como a de uma casa para alugar. Eis um exemplo dado por um comunicado do ISEP: Hoje, um utilizador que pesquise por apartamentos T2, com menos de 10 anos para arrendar a menos de 500 euros nos bairros portuenses da Trindade, Pólo Universitário ou Salgueiros depara-se com um conjunto de resultados que podem ter um ou mais parâmetros em comum, mas não é estabelecida qualquer relação lógica entre os termos inseridos pelo utilizador.
Com a nova tecnologia, o ISEP pretende criar motores de busca que permitem relacionar todos os parâmetros e ainda atribuem uma validade temporal aos resultados.