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O trabalho vencedor do prémio científico IBM 2009 tem tanto de complexo como de futurista: Samuel Martins terminou o doutoramento no Instituto Superior Técnico com uma tese focada nos sistemas físicos complexos utilizando simulações numéricas. E foi com essa investigação que abriu caminho ao desenvolvimento de novos sistemas de simulação que permitem saber quais os resultados obtidos pelas novas técnicas de aceleração de partículas, que recorrem a lasers e plasmas, em vez das estruturas de grandes dimensões (túneis de 27 quilómetros) usadas nos laboratórios da Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), na França e na Suíça.
Hoje, uma simulação da aceleração de partículas com plasma e laser pode exigir mais de um ano de cálculos de supercomputadores. Samuel Martins desenvolveu um novo método que permite obter resultados no final de uma ou duas semanas.
A aceleração de partículas através de lasers e gás plasma pode ser útil na medicina, na biologia ou na Química.
Samuel Martins ganhou o prémio Científico IBM de 2009 (15 mil euros) com o trabalho entitulado "Exploração dos futuros aceleradores laser-plasma com simulações numéricas massivamente paralelas em referenciais de Lorentz arbitrários".
A 20ª edição do prémio científico IBM atribuiu uma menção honrosa a Verónica Orvalho, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto pelo trabalho efetuado no desenvolvimento de um algoritmo que permite transferir rigs (os controlos das expressões faciais e corporais) entre vários personagens animados com diferentes aparências e anatomias. Deste modo, os produtores de animação podem reaproveitar expressões mais comuns (sorriso, choro, espanto, melancolia, etc.) sem ter de programar tudo de início, a fim de garantir a adaptação à anatomia de cada personagem.
A nova ferramenta permite poupar entre 90% e 99% do tempo hoje exigido para a criação de rigs pelas maiores produtoras de filmes de animação e videojogos.
A solução foi testada por quatro produtoras (Blur Studio, Electronic Arts, Dygrafilms e Microsoft Portugal).
A tecnologia, que é compatível com várias aplicações de computação gráfica, já está a ser explorada comercialmente por uma start up portuguesa.
No site Face In Motion pode descobrir algumas animações que ilustram o potencial da transferências de rigs.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
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