O Gabinete Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO), que faz parte do Departamento de Defesa, terá contratado a SpaceX para construir uma rede de centenas de satélites-espião que irão operar a baixa órbita, atuando como um enxame e monitorizando alvos no solo. A Reuters cita cinco fontes que pediram o anonimato e que conhecem o programa, explicando que a SpaceX assinou o contrato avaliado em 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros ao câmbio atual) em 2021.
A rede Starshield, nome dado ao projeto, deverá ser capaz de recolher imagens continuamente, tendo alguns satélites para captar as imagens e outros para fazer a transmissão destes conteúdos. Segundo uma destas pessoas conhecedoras da iniciativa, a rede vai ter um elevado potencial de monitorização, dizendo mesmo que será difícil que “se possam esconder”.
Fonte do NRO confirma apenas que “o NRO está a desenvolver o sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento mais capaz, mais diverso e resiliente baseado no Espaço que o mundo jamais viu”.
Recorde-se que a empresa de Elon Musk, com várias empreitadas ligadas à exploração espacial, já conta com vários contratos para diferentes organismos governamentais nos EUA.