A 15 de fevereiro, deu-se o lançamento histórico de um foguetão Falcon 9 da SpaceX e, bastou um dia, para a sonda privada começar a enviar fotografias a partir do Espaço. “As imagens foram captadas pouco depois da separação do segundo estágio da SpaceX na primeira viagem da Intuitive Machine para a Lua ao abrigo da iniciativa CLPS da NASA”, escreveu a Intuitive Machine no sábado na rede social X.
O programa CLPS, de Commercial Lunar Payload Services, pemite a operadores privados lançamentos de instrumentos científicos que recolhem dados e ajudam os programas espaciais como o Artemis da NASA, destinado a montar uma base tripulada junto do pólo sul da Lua até ao fim da década. A sonda Odysseus transporta seis experiências da NASA e seis cargas de privados, a bordo da missão IM-1, noticia o Space.com.
O CLPS não começou com esta viagem, mas sim há um mês com a sonda Peregrine, construída pela empresa Astrobotic, que viajou à boleia de um foguetão Centaur Rocket da United Launch Alliance. Esta primeira missão, no entanto, não correu como previsto, com a sonda a ter uma fuga de combustível depois da separação do foguetão e a ter de se despenhar na Terra, numa destruição controlada.
A Odysseus deve fazer a primeira tentativa de aproximação à superfície da Lua a 22 de fevereiro e a sonda está, para já, a operar como previsto, tendo concluído já um checkout espacial considerado crucial. A concretizar-se a alunagem, será um momento histórico em que uma nave privada consegue pousar à superfície da Lua com sucesso.