O Diretor de Programas de Voo da ESA, Stefano Biachin, liderou a visita de uma delegação da Agência Espacial Europeia à ilha de Santa Maria nos Açores. O objetivo é avaliar o local como ponto de aterragem dos primeiros voos do Space Rider e mesmo a possibilidade de ser a escolha para o voo inaugural. “Porque o local é fantástico em termos de operações espaciais e já tem infraestruturas que podem ser adaptadas”, justificou Bianchi.
O Space Rider é o primeiro veículo europeu reutilizável e capaz de aterrar, estando atualmente em fase de testes e validação. O voo inaugural deve acontecer no terceiro trimestre de 2025, com a decisão dos locais de voo a ser tomada no segundo trimestre deste ano. O veículo pretende fornecer um sistema de transporte espacial integrado de acesso e retorno do espaço para clientes comerciais, podendo permanecer em órbita durante até dois meses.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, congratula-se com o apoio recebido da ESA e garante que a Agência nacional tomará “todas as medidas necessárias para garantir que a ilha de Santa Maria estará preparada para receber o voo inaugural do Space Rider, se essa for a intenção da ESA”, cita o comunicado de imprensa.
A publicação do Decreto-Lei 20/2024 de 3 de fevereiro revê a chamada Lei do Espaço e vem simplicar e potenciar a implementação do Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria e a realização de atividades científicas em Santa Maria.
Portugal está já a apoiar as futuras atividades do Space Rider e a desenvolver os trabalhos necessários para o “centro de integração de capacidades que vai servir de apoio para as atividades de investigação e experiências científicas desenvolvidas no Space Rider”.