É um dos mais recentes rumores sobre a próxima versão do sistema operativo da Google: a inclusão de uma funcionalidade de análise do estado da bateria. Uma solução que, segundo a informação divulgada por Mishaal Rahman no Twitter, permitirá apresentar informações detalhadas sobre o estado da bateria, como o State Of Health (SOH) e número de ciclos de carregamento. O SOH é uma análise muito usada em veículos elétricos: representa a capacidade da bateria relativamente à capacidade original, normalmente expressa em percentagem. Ou seja, o SOH permite conhecer o estado de degradação da bateria (a capacidade já perdida).
A possibilidade de os utilizadores conhecerem o SOH e relacionarem este valor com o número de ciclos de carga e descarga e, claro, com o a idade da bateria permitir tirara conclusões interessantes sobre a qualidade das células usadas pelas diferentes marcas.
Ainda não se sabe se esta funcionalidade vai mesmo ser integrada no Android 14, mas esta ideia faz sentido considerando as API que a Google adicionou recentemente relacionadas com a bateria. As API (Application Programming Interface) são elementos que funcionam como interfaces entre diferentes sistemas. Neste caso, ao criar API no sistema operativo com dados sobre baterias, a Google abre caminho para que apps, autorizadas a acederem a esta API, possam obter informações detalhadas sobre a bateria.
Esta funcionalidade também será útil para os utilizadores conseguirem prever, com mais precisão, a autonomia da bateria, sobretudo depois de muitos ciclos de carga/descarga.