A International Data Group (IDC) apurou que o envio global de computadores para o mercado aumentou 2,7% para as 266,7 milhões de unidades, um aumento face ao ano anterior e algo que não acontecia desde 2011. Também os dados da Gartner apontam para um crescimento neste segmento, desta feita de 0,6% para as 261,2 mil milhões de unidades. A diferença entre os dois números deve-se ao facto de a Gartner não considerar os Chromebooks ou os iPad como computadores.
Ryan Reith, vice-presidente da IDC, confirma que «este ano que passou foi agitado para o mundo dos PCs, o que resultou num crescimento impressivo de mercado, que acabou com sete anos consecutivos de contração (…) o mercado ainda tem os seus desafios pela frente, mas este ano foi um sinal claro de que a procura por PC ainda existe, apesar dos formatos emergentes e da procura por computação móvel». Mikako Kitagawa, da Gartner, revela que «esperamos que o crescimento continue, mesmo depois do fim do suporte ao Windows 7, na medida em que muitas empresas em regiões como a China, Eurásia e no Pacífico ainda não fizeram o upgrade», cita o MarketWatch.
A Lenovo mantem-se líder com 24,3% de quota, nos 64,8 milhões de computadores, a HP conseguiu 23,6% com 62,9 milhões de unidades e a Dell completa o pódio tendo 17,5% do mercado, com 46,5 milhões de unidades vendidas. Apple (6,6% e 17,9 milhões de máquinas) e Acer (6,4% e 17 milhões de aparelhos) são os outros fabricantes do top 5 da IDC.
Os dados da Gartner mantêm a mesma ordem, mas revelam números ligeiramente diferentes para todos os fabricantes (Lenovo – 24,1%, HP – 22,2%, Dell – 16,8%, Apple – 7% e Acer – 5,7%).
Os números apenas do último trimestre do ano revelam um aumento dos PCs de 4,8% com 71,8 milhões de unidades para a IDC e de 2,3% com 70,6 milhões de unidades para a Gartner.