PlayStation 5 é o nome oficial da próxima consola de videojogos da Sony Interactive Entertainment (SIE), confirmou esta terça-feira a empresa. Foi também confirmado que a PlayStation 5 só vai chegar ao mercado no final de 2020 – até aqui só se sabia que não seria lançada antes de março do próximo ano.
A novidade foi revelada pela publicação Wired e pela PlayStation no blogue oficial. «Estas informações podem não ser uma grande surpresa, mas queríamos confirmá-las aos fãs da PlayStation, à medida que começamos a revelar detalhes adicionais sobre a nossa visão para a próxima geração [da consola]», escreveu o diretor executivo da SIE, Jim Ryan.
A empresa aproveitou também a ocasião para revelar os primeiros detalhes sobre o comando que vai acompanhar a PlayStation 5. O controlador deixará de ter o sistema de vibração que tem integrado todos os comandos da PlayStation desde a primeira geração e vai apostar antes num sistema de vibração háptica, isto é, uma vibração que simula sensações ao tato humano.
«Com o [sistema] háptico sentes muito mais, por isso bater com um carro contra uma parede é muito diferente de fazer um carrinho num campo de futebol. Até consegues ter a sensação de uma variedade de texturas quando estás a correr em campos de relva ou a arrastar-te em lama», acrescentou Jim Ryan.
A Sony revelou ainda que o comando da PlayStation 5 vai ter um sistema adaptativo nos gatilhos principais do comando (L2/R2) para recriar mais sensações táteis – algo que permitirá aos estúdios programar a resistência dos gatilhos dependendo da experiência de jogo. «Em combinação com o [sistema] háptico, isto pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor a diferentes ações», sublinhou o CEO da SIE.
Alguns criadores de jogos já estão a receber versões de teste do novo comando para que os jogos criados para a próxima geração da consola possam integrar estes novos mecanismos de vibração.
De recordar que a Sony já tinha confirmado suporte para gráficos 8K e tecnologia ray tracing, integração de discos SSDs para armazenamento, áudio 3D e retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 4.