A Audi anunciou o e-tron GT, o primeiro Gran Turismo 100% elétrico a chegar ao mercado nacional. Este veículo vai estar disponível em duas versões: e-tron GT quattro, com 350 kW/476 cv e 530 cv com função Boost e RS e-tron GT quattro, com 440 kW/598 cv e 646 cv com boost. Os preços começam nos 106 mil e 145 mil euros respetivamente. A Audi promete um design emotivo, onde alia desportivismo, comodidade e sustentabilidade a uma condução com elevadas prestações.
O e-tron GT quattro tem um consumo combinado de energia elétrica de 21,6 kWh/100 km (19,9 em WLTP), enquanto a versão RS sobe para os 22,5 kWh/100 km (20,6 em WLTP). Os dois modelos são potentes, rápidos e dinâmicos e têm zero emissões. A junção das suas potências é um somatório que lhes garante um caráter que reinterpreta o conceito genuíno de Gran Turismo, lê-se no comunicado de imprensa.
A Audi trabalhou sobre o protótipo deste modelo apresentado em 2018, no Salão Automóvel de Los Angeles para produzir este coupé 100% elétrico de quatro portas. No exterior, notam-se as linhas envolventes, um baixo posicionamento da bateria, o que garante um baixo centro de gravidade, os faróis Matrix LED e as cavas das rodas marcantes, com uma linha de tejadilho contínua.
Por dentro, há um elevado nível de ergonomia, com um centro funcional centrado no banco do condutor, integrando-o nos comandos e no sistema de infoentretenimento a bordo. A bagageira tem uma capacidade de 405 litros e o modelo RS, com sistema de som Premium Bang & Olufsen de série oferece uma volumetria de 350 litros. Sob o capô, há 85 litros adicionais de volume disponíveis.
A bateria de alta tensão de iões de lítio integra 396 células numa estrutura exterior flexível e fornece uma capacidade líquida de 84 kWh (93 kWh brutos), através de um sistema elétrico de 800 V que permite o carregamento rápido por corrente contínua (DC), com potências até um máximo de 270 kW. A bateria pode ser carregada numa tomada, mas também por meio do sistema Audi Wireless Charging, com uma potência de 11 kW. Em condições ideais, leva apenas cinco minutos para carregar para a bateria para percorrer uma distância de 100 quilómetros.
Estes modelos são os primeiros carros 100% elétricos da Audi a ser construídos na Alemanha, com as linhas de produção de pequenas séries a terem sido expandidas e convertidas para esta nova tarefa.