A Ninebot, empresa chinesa que detém a marca de veículos Segway, apresentou nesta sexta-feira o S-Pod, um modelo que se assemelha, em aspeto, a uma poltrona, mas que tem um funcionamento semelhante aos outros veículos da empresa. O destaque vai para o sistema de autoequilíbrio e que permite, de acordo com a tecnológica, controlar facilmente o veículo.
Segundo a imprensa internacional, existe um comando do lado direito do S-Pod que permite movimentar a cadeira – e mediante a velocidade e direção escolhida pelo utilizador, o sistema de autoequilíbrio mantém tudo “alinhado”.
A grande diferença para os outros veículos Segway é que permite ao utilizador estar completamente sentado enquanto se movimenta. Segundo as primeiras informações partilhadas pela marca, o S-Pod atinge uma velocidade máxima de 38 km/h e tem uma autonomia de 70 quilómetros.
O veículo parece ter sido pensado para deslocações em áreas como aeroportos e parques temáticos, por exemplo, mas a totalidade dos pormenores sobre o Segway S-Pod só vão ser revelados na próxima semana – o veículo será uma das estrelas da marca no Consumer Electronic Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo e que se realiza em Las Vegas, nos EUA.
A empresa diz que a inspiração para o novo equipamento surgiu das esferas de transporte que foram projetadas para o filme Mundo Jurássico (2015) e que o S-Pod vai chegar ao mercado no final de 2020 – estando depois prevista a possibilidade de compra para utilizadores finais em 2021. Não foi revelado o preço.