A apresentação do ID.3 esteve longe de revelar todos os pormenores do próximo carro elétrico da Volkswagen. Isso só acontecerá no Frankfurt Motor Show, marcado para setembro. Mas a marca alemã revelou vários pormenores importantes, a começar pelo sistema de reservas e a acabar na promessa que o impacto total da produção do ID.3 será zero emissões, deste a produção à reciclagem. Para o efeito, a Volkswagen vai escolher fornecedores que respeitem as regras de baixo impacto ambiental e produzir o ID.3 numa fábrica totalmente alimentada por energias renováveis.
Relativamente ao carro propriamente dito, quase não foram revelados pormenores técnicos. As baterias foram a exceção, já que ficámos a saber que o ID.3 vai estar disponível com três capacidades de bateria: 45, 58 e 77 kWh, com autonomia WLTP entre 330 a 550 km.
No entanto, as primeiras versões, que vão receber a denominação 1st, 1st Plus e 1st Max, vão estar equipadas com a bateria de 58 kWh (420 km WLTP). As diferenças entre as versões são apenas ao nível do equipamento e são estas versões que vão estar disponíveis para os primeiros clientes que vão poder fazer a reserva já a partir de hoje em www.volkswagen.com/id-prebooking, o que tem um custo de €1000. Mas todas deverão vir equipadas com conectividade permanente e capacidade de receber atualizações remotamente. Mais, a VW garante que o carro vai evoluir ao longo de toda a vida do automóvel.
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A potência de carregamento indicada foi de pelo menos 100 kW, valor que vai poder ser atingido até pela versão como menor capacidade de bateria. Os responsáveis da VW insistiram muito na importância na rede de carregamento, indicando que a rede Ionity vai disponibilizar na Europa 400 estações de carregamento rápido já em 2020, com uma distância média entre estações de apenas 120 km, com pelo menos seis carregadores cada. A marca planeia ainda instalar 3500 carregadores na rede de vendas e serviço bem como associar-se a outras empresas interessadas em instalar carregadores. Os clientes que adquirirem as versões 1st vão ter direito a um ano de carregamento ou 2000 kWh.
De acordo com a marca alemã, o ID.3 será suficientemente compacto para uma utilização urbana ao mesmo tempo que oferecerá espaço interior suficiente para ser usado como um carro familiar.
Como já indicado anteriormente, o preço base do ID.3 deverá ser abaixo de €30.000 enquanto as versões 1st deverão ter um custo inferior a €40.000.