O SUV EQC não é o primeiro elétrico da Mercedes, mas é o primeiro carro da marca alemã criado de origem para ser elétrico. E o primeiro da geração EQ, a plataforma que deverá originar vários modelos ele´tricos.
Os veículos de teste têm vindo a acumular quilómetros em situações particularmente difíceis. Após os testes de inverno, o SUV vai rumar a Espanha, onde, de acordo com o comunivado da Mercedes-Benz, «o EQC deverá cumprir um extenso programa de testes sob o calor tórrido do verão espanhol com temperaturas até 50° Celsius», adicionando «Será dada especial atenção a aspetos extremamente exigentes para os veículos elétricos como, o ar condicionado e o sistema de carregamento, bem como o sistema de arrefecimento da bateria, a cadeia cinemática e as unidades de controlo».
A Mercedes espera garantir que o EQC vai ter um comportamento exemplar independentemente das condições ambiente. Para a marca, «O desafio número 1 é o calor seco: enquanto a bateria de um veículo elétrico “simplesmente” perde energia quando está sujeita a baixas temperaturas, já a exposição a elevadas temperaturas comporta o risco de danos. A gestão destas características físicas é o objetivo dos testes extremos em Espanha. Um dos elementos que irá merecer destaque é, por exemplo, o circuito de arrefecimento da bateria: como irá suportar os elevados requisitos de transferência de calor? De que forma irá responder uma bateria quase totalmente carregada a um carregamento adicional? Qual a influência exercida pelo calor na autonomia do veículo?»
A marca alemã vai aproveitar as estradas espanholas também para testar descargas completas da bateria, utilização extrema do ar condicionado, pré-climatização do carro e estanquicidade relativamente ao pó.
O EQC vai ter um tempo total de desenvolvimento de quatro anos e 200 carros de teste vão percorrer estradas na Alemanha, Finlândia, Suécia, Espanha, Itália, Dubai, África do Sul, EUA e China.