O Prémio Inovação Pedro Oliveira distingue os projetos de investigação que a Exame Informática considerou mais inovadores. Na edição deste ano de Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico foram atribuídas duas menções honrosas, à LiMM Therapeutics e à SolarisFloat, e o grande prémio ao projeto Fibras Óticas Vivas.
Fibras Óticas Vivas
São uma nova classe de fibras óticas, à base de açúcares naturais, que assumem características de hidrogéis flexíveis – biocompatíveis e biodegradáveis. Permitem detetar deformações mecânicas, a presença de biomoléculas e vírus ou ainda monitorizar o crescimento de tumores e a formação de metástases, uma vez que à medida que a luz viaja pela fibra, alteram-se as características das células. Além disso, esta invenção, do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, tem fabrico rápido e barato.
SolarisFloat
Modular e com capacidade de seguir a orientação solar, o que otimiza a exposição, a invenção, finalista do Prémio Europeu do Inventor, permite aumentar o rendimento dos painéis fotovoltaicos aquáticos.
Limm Therapeutics
As células do sistema imunitário e as do sistema nervoso ‘conversam’ entre si e o que dizem umas às outras pode determinar a saúde e a doença. A biofarmacêutica, fundada por portugueses, quer transformar esta descoberta em terapias.