A NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria tem uma rede industrial instalada das mais diversificadas e modernizadas do país, contando com posição relevante, a nível nacional, em produções como cerâmica decorativa e utilitária, cimentos, plásticos, moldes, madeira e mobiliário, vidro e cristalaria.
No âmbito de um Plano Estratégico a cinco anos que integra também a transformação digital, esta associação deu mais um passo com a implementação do Cegid XRP Enterprise, a cargo da inCentea. Na linha da frente, o objetivo alargado de melhorar a eficiência e a eficácia organizacional, o que passa pela melhoria na forma como é sistematizada e registada a informação financeira associada a projetos.
Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI CCI, especifica que houve necessidade de fazer evoluir o sistema de informação de gestão, de modo a dar a melhor resposta à evolução da própria organização e aos seus objetivos estratégicos.
Dos dois cenários possíveis – fazer um upgrade do sistema existente ou mudar para um novo sistema de gestão integrado –, a NERLEI CCI optou pelo segundo. “Após análise das várias alternativas, entendemos que uma solução cloud, consistente e robusta, do ponto de vista da estrutura de dados, é a que melhor se ajusta às necessidades da NERLEI CCI que, embora não seja uma grande organização, apresenta particularidades muito específicas quanto à prestação de informação para diferentes tipos de entidades”, afirma Henrique Carvalho.
Vantagens do Cegid XRP Enterprise
O projeto envolveu a migração de dados, a configuração do sistema e a formação dos utilizadores para garantir uma transição suave e eficiente, bem como uma alteração de conceito, se assim se lhe pode chamar. Ao invés de um ERP assente numa infraestrutura própria, com os custos inerentes à aquisição dos equipamentos, sua manutenção e atualização, o Cegid XRP Enterprise é uma solução nativa cloud.
Isso traduz-se numa capacidade de atualização do sistema mais ágil, sendo o upgrade de versões feito em menos tempo e com menor custo, além de o Custo Total de Propriedade ser mais baixo e ser possível o acesso ao sistema de qualquer lugar ou dispositivo.
Para Henrique Carvalho, também relevante na implementação do Cegid XRP Enterprise é o facto de integrar uma solução de CRM e uma solução de business inteligence (BI). Tão ou mais importante no projeto foi o desenvolvimento de uma solução vertical, pela inCentea, aproveitando o potencial do XRP Enterprise, direcionada a gestão de fundos europeus.
Assenta num modelo analítico que permite uma gestão ágil, no âmbito de procedimentos que envolvem uma forte capacidade de gestão de dados, documentação, prazos, etc. As diferentes atividades da NERLEI CCI exigem a caracterização da informação financeira em várias dimensões de análise e com relacionamentos não usuais. “A solução XRP Enterprise permitiu-nos acomodar o essencial das necessidades e estamos certos de que conseguiremos importantes ganhos de produtividade”, adianta.
Miguel Lopes, administrador na inCentea, sublinha o forte impacto do template de gestão de fundos europeus na eficiência de processos, num projeto que teve outros elementos diferenciadores, como o recurso a uma metodologia de implementação ágil. “No mercado de ERP, este tipo de metodologia, que potencia a agilidade dos processos de implementação, desde o arranque do projeto até ao go live, ainda é uma novidade”, afirma. E acrescenta: “Os utilizadores têm acesso ao sistema logo que o projeto arranca, e começa aí a formação sobre o mesmo. Há uma interação forte com os utilizadores desde o início, o que significa que o seu feedback também começa numa fase inicial. O processo de implementação é mais ágil, e a adequação da plataforma aos requisitos das organizações é mais rápida e exige um esforço menor, além de se verificar uma maior motivação dos utilizadores.”
CONTEÚDO PATROCINADO POR INCENTEA