Sabia que em 2022, de acordo com o Fórum REEE, existiam 16 mil milhões de telemóveis no mundo? E que, nesse mesmo ano, 5,3 mil milhões foram para o lixo? No panorama em que nos encontramos, marcado pelo consumo excessivo e pela produção em larga escala, é urgente ajustar hábitos em prol de uma vida mais sustentável e que proteja o ambiente.
Em Portugal, 26,6% da população ainda não sabe para onde destinar os Resíduos de Equipamentos Eletrónicos (REEE) e apenas 2,1% dos jovens entre os 18 e os 24 anos tem por hábito reciclar os seus aparelhos eletrónicos, segundo dados de um estudo recente sobre os hábitos dos portugueses em relação ao lixo eletrónico.
A consciencialização ambiental é, assim, uma necessidade evidente na sociedade contemporânea. E é uma missão de todos, cidadãos, empresas e Estado.
Reparar, Recondicionar, Retomar e Reutilizar
É neste contexto que a iServices redefine o princípio dos Rs – Reparar, Recondicionar, Retomar e Reutilizar. Estes emergem como pilares fundamentais para a promoção de um estilo de vida mais sustentável e responsável.
A empresa, especialista em serviços de reparação de telemóveis e smartphones, tem deixado o seu impacto em prol de uma economia circular, através dos seus serviços de Reparação de Equipamentos Eletrónicos do seu Programa de Retomas de iPhone.
A iServices conta atualmente com 60 lojas em quatro países: Portugal, Espanha, França e Bélgica.
Mas vamos aos números: em 2023, a iServices impediu que 43 toneladas se tornassem lixo eletrónico, dando uma nova vida a 246.063 equipamentos. Contas feitas, foram menos 17,5 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera.
Considerando ainda que a produção de cada novo smartphone envolve o consumo de 12.760 litros de água, a iServices já contribuiu ativamente para uma poupança global equivalente a 12 piscinas olímpicas em água!
Reparação: como se processa?
O seu telemóvel avariou e entrou em desespero? Antes de ir a correr comprar um novo, peça um diagnóstico. O serviço de reparação de telemóveis da iServices é multimarca e abrange qualquer tipo de dano: ecrã, bateria, notões, câmara, dados líquidos, antenas, FaceID, porta de ligação, sensores, som, entre outros.
O diagnóstico é feito na hora, de forma gratuita, e depois de reparado, tem uma garantia igual ou superior a dois anos.
Retoma de iPhone: como funciona?
Ainda tem o seu iPhone antigo esquecido numa gaveta? Saiba que antes de o tornar lixo eletrónico pode dar-lhe uma nova oportunidade. A iServices disponibiliza um serviço de Retomas de iPhone que permite economizar ao vender o seu iPhone usado e adquirir um recondicionado. Como? Basta dirigir-se a uma das lojas iServices, onde um técnico avaliará o seu equipamento e o informará acerca do valor da retoma.
Depois deste processo, se desejar, pode escolher modelo recondicionado, poupando até 60% do valor de um novo e com 36 meses de garantia.
Estará, desta forma, a contribuir para a economia circular, reduzindo a sua pegada ambiental.