A Google, afinal, não vai eliminar completamente os cookies de terceiros no navegador Chrome. A intenção, anunciada anteriormente, era eliminar estes componentes já a partir de 2025. Agora, a gigante tecnológica revela que vai ter uma nova experiência no browser que passa por permitir aos utilizadores fazer uma escolha informada sobre as suas preferências de navegação.
Anthony Chavez, vice-presidente da iniciativa Google Privacy Sandbox, escreveu no blogue da Google que a empresa está “a propor uma abordagem atualizada que eleva a escolha do utilizador”. “Em vez de eliminar os cookies de terceiros, vamos introduzir uma nova experiência no Chrome que permite aos utilizadores fazer escolhas informadas que se aplicam pela sua navegação web e vão poder ajustar essas escolhas a qualquer altura. Estamos a discutir este novo caminho com os reguladores e vamos interagir com a indústria à medida que lançarmos”, cita o Engadget.
A alteração da decisão da Google vai, certamente, trazer alívio aos anunciantes e marcas que, muitas vezes usam cookies para direcionar a publicidade e medir o seu desempenho. A atuação da Google sobre estes cookies tem vindo a conhecer diferentes evoluções nos últimos anos, com a intenção de eliminação completa a ser anunciada para 2022, depois para 2024 e agora para 2025.
Em janeiro de 2024, o lançamento do Tracking Protection que afeta 1% dos utilizadores globais do Chrome e restringe os cookies de terceiros foi visto como um passo em direção à eliminação total. No entanto, a coleção de APIs Google Privacy Sandbox, desenhada para substituir estes cookies, não recolheu consenso e foi vista com preocupação por alguns reguladores, levando ao adiamento destes planos.
Agora, a Competition and Markets Authority do Reino Unido revelou que vai “considerar os impactos” desta nova mudança de direção da Google.