“Vou desmaiar, não sinto os dedos” ouvimos Willis Gibson a comentar no vídeo do YouTube após ter feito o jogo de Tetris colapsar, ao nível 157. “Quando comecei a jogar, nunca esperei que chegasse a crashar ou que o conseguisse bater”, escreveu o jovem na descrição do vídeo. Tetris foi criado em 1984 por um engenheiro soviético, já teve mais de 200 variantes oficiais e foi lançado em pelo menos 70 sistemas diferentes.
Apesar de a lógica do jogo se ter mantido a mesma ao longo das décadas, a forma como se joga evoluiu. Até 2011 acreditava-se que o nível 29 era o máximo que se podia atingir, por ser aí que as peças caem com a maior velocidade. “Está tão bem desenhado e é tão cativante, que muitas gerações de gamers estão a descobrir novos feitos para atingir, pontuações a bater e desafios a superar”, conta Scott Steinberg, especialista em videojogos, à CNN.
Depois de se superar o nível 29, os jogadores começam a receber níveis cada vez mais elevados em torneios como o Mundial Classic Tetris e Gibson conseguiu ficar em terceiro lugar na edição de 2023 do Mundial.
Até à data, não há registo de algum humano ter conseguido fazer o que Gibson fez, mas um sistema de Inteligência Artificial já conseguiu chegar ao nível 236 em 2021, ao manipular parâmetros do jogo.
Veja o vídeo da sessão de jogo de quase 40 minutos.