Mykhailo Fedorov, vice-primeiro ministro da Ucrânia, assina uma carta que dirige a todas as criadoras de videojogos e organizadores de torneios de e-sports para suspenderem a participação de jogadores russos. O responsável, que também tutela a pasta da Transformação Digital no país, pede que as contas de jogadores provenientes da Rússia sejam temporariamente suspensas. A imagem da carta foi publicada pelo próprio Fedorov no seu Twitter, acompanhada de uma citação direta à Sony e à Xbox, no sentido de pedir aos fabricantes das duas consolas mais populares que também bloqueiem estes jogadores.
“Precisamos do vosso apoio – em 2022, a tecnologia moderna é talvez a melhor forma de responder a tanques, rockets e mísseis. Estou certo de que não só nos vão ouvir, como irão fazer tudo ao vosso alcance para proteger a Ucrânia, a Europa e, por fim, todo o mundo democrático contra esta agressão autoritária sangrenta. Apelo que bloqueiem temporariamente todas as contas da Rússia e da Bielorrússia, suspendam a participação destas equipas e jogadores em todos os eventos de e-sports internacionais e cancelem todos os eventos internacionais previstos para o território russo e bielorrusso”, escreveu Fedorov.
Já a 25 de fevereiro, o ministro tinha enviado uma carta com um teor semelhante dirigida à Apple e, poucos dias depois, a empresa de Cupertino cortou o acesso de alguns bancos russos ao sistema Apple Pay e acabou por anunciar a suspensão de venda de produtos na Rússia. A Sony e a Microsoft ainda não responderam a este apelo.