A descida no número de infetados com Covid-19 e o aumento da taxa de vacinação nos EUA levam a Microsoft a fixar 28 de fevereiro como data de abertura dos escritórios no estado de Washington e na baía de São Francisco. O anúncio da reabertura das instalações foi feito por Chris Capossela, responsável de Marketing da empresa.
Capossela explica na sua mensagem que “a 8 de fevereiro de 2022, 83,8% dos residentes elegíveis em King County – onde a maior parte dos nossos funcionários de Washington reside – já completaram o seu esquema de vacinação e 91,6% já tem pelo menos uma dose”. Estes indicadores, juntamente com a testagem consistente e o declínio no número de hospitalizações garantem à Microsoft as condições consideradas necessárias para a reabertura.
A fixação da data não quer dizer, no entanto, que todos sejam obrigados a apresentar-se nas instalações. Capossela explica que a empresa vai dar 30 dias aos funcionários para reajustarem as rotinas e solicitarem às suas chefias diretas ajustes no local de trabalho e no modelo híbrido, caso se aplique. “Nos últimos 18 meses, vimos avanços entusiasmantes na ciência e na medicina – desde o desenvolvimento de vacinas a novos tratamentos médicos. Enquanto o mundo mudou, a nossa dedicação à segurança e bem-estar dos nossos funcionários manteve-se constante. À medida que navegamos para esta nova fase do trabalho, continuamos com uma abordagem guiada por dados para tomar decisões em consonância com as indicações das autoridades de saúde”, afirma Capossela.
A Microsoft é assim uma das primeiras tecnológicas a anunciar e marcar o regresso do trabalho aos escritórios, depois de Meta, Google e Amazon terem adiado esta movimentação.