A câmara a bordo do carro-patrulha da polícia de Los Angeles não deixou lugar para dúvidas: a dupla de agentes ignorou um pedido de ajuda que chegou pelo rádio para continuar a tentar apanhar um Snorlax no jogo Pokémon Go. Pelo rádio estava a ser veiculado um pedido de ajuda para intercetarem ladrões que tinham acabado de roubar uma loja nas proximidades. Os dois agentes alegaram não ter ouvido o pedido, mas acabaram por ser despedidos na mesma.
As imagens da câmara a bordo mostram que “durante aproximadamente 20 minutos, [o vídeo] mostra [os agentes] a discutir Pokémons, à medida que conduzem para diferentes localizações onde as criaturas virtuais estavam a aparecer nos seus telefones”, revela o documento que foi tornado público e onde os agentes pedem o recurso da decisão de despedimento.
A situação data de abril de 2017 e envolve os agentes Louis Lozano e Eric Mitchell. Outro agente, Capt Davenport, estava a ver a loja quando o assalto ocorreu e revelou ter visto o carro-patrulha da dupla de agentes estacionado numa rua próxima. Como estes agentes não responderam à chamada, teve de ser Capt Davenport a fazê-lo e assistir ao carro-patrulha a seguir marcha noutra direção, noticia a BBC.
Nas gravações é possível ouvir o agente Mitchell a dizer a Lozano que um Snorlax apareceu num cruzamento próximo e o carro depois segue nessa direção, ouvindo-se também durante os 20 minutos seguintes uma discussão sobre o jogo, nomeadamente sobre batalhas entre o Snorlax e o Togetic e que “os tipos vão mesmo ficar com inveja”. O Snorlax é uma captura de relativa raridade naquele jogo.
A investigação em torno do sucedido concluiu que os agentes estavam a jogar durante o turno, que mentiram na sua defesa e que falharam em prestar o suporte que lhes foi solicitado, concluindo-se pelo despedimento dos dois polícias. O tribunal de recurso rejeitou o pedido dos agentes e manteve o despedimento.