Nunca a gestão de talento foi tão importante como hoje. À junção da acrescida mobilidade da força de trabalho, que hoje em dia não conhece, de facto, fronteiras, a chegada das novas gerações ao mercado traz uma força indispensável à construção do futuro mas muito mais exigente. Exigente quanto à sua empresa, às condições de trabalho, mas também quanto ao significado mais profundo daquilo que faz todos os dias, o que acrescenta à sociedade, o que aprende e experiencia nessa relação.
Quando a EXAME começou, no já longínquo ano 2000, a realizar a iniciativa Melhores Empresas Para Trabalhar, para muitos estávamos perante uma bizarria. Nessa altura, os departamentos de Recursos Humanos eram ainda vistos como algo que servia para oficializar mapas de férias, e pouco mais. Agora, a gestão de talento está no centro de qualquer organização. As pessoas não são os números e os rostos anónimos de antigamente, mas sim parte intrínseca do que a empresa faz, do que a empresa é. É com muita satisfação que vimos surgir novas iniciativas, novos modelos, novos eventos e estudos sobre esta temática, que há mais de 20 anos identificámos como estratégica.
As MEPT são a referência no mercado português. Depois de um ano de paragem forçada – porque as próprias empresas estavam fechadas ou a braços com problemas de primeira ordem de emergência – cá estamos novamente, para distinguir as melhores práticas laborais e de interação com a sociedade das empresas portuguesas. Para premiar quem faz bem mas, mais importante que isso, para inspirar todas as outras. O orgulho com que as organizações distinguidas ostentam o selo MEPT, da EXAME, é para nós motivo de confiança e de responsabilidade.
Partimos, assim, para a 21ª edição desta iniciativa. Trazemos connosco um novo parceiro, o ManpowerGroup Portugal, bem como as soluções técnicas da Qualtrics e da CapVentis. Da mesma forma, continuamos de braço dado com a AESE Business School, que nos ajudará com a leitura global dos resultados dos nossos inquéritos, dando pistas valiosas para o futuro das organizações.
Mais importante que tudo isso, contamos com o interesse, o entusiasmo e a atenção das centenas de empresas que, todos os anos, concorrem às MEPT.
Por isso, já sabe: se tem orgulho na sua empresa, se quer conhecer melhor como as suas pessoas a veem e sentem, não deixe de concorrer.
Juntos, aprendemos sempre mais.
Conto convosco para voltarmos a fazer a grande celebração das Melhores Empresas Para Trabalhar!