Nos últimos anos, conceitos como bem-estar, responsabilidade social e tolerância têm-se tornado centrais na educação. Para além da excelência académica, as escolas devem fomentar ativamente valores que resultem em alunos mais atenciosos, mais justos e com uma boa performance, com vista a uma sociedade mais interessada, curiosa e construtiva. “Uma Boarding School oferece precisamente a oportunidade de desenvolver a capacidade dos alunos no que diz respeito ao apreço e empatia por aqueles que são diferentes deles, seja pelo seu contexto ou caráter”, explica Nicholas Wergan, Global Education Director do grupo líder global de escolas premium, Inspired Education.
Com esta confiança, e em resposta à crescente preocupação das famílias em Portugal em assegurar um ensino de alta qualidade aos seus filhos, o Grupo Inspired deu um passo em frente na aposta em Portugal e abre, em setembro, a primeira International Boarding Residence na área metropolitana de Lisboa: integrada no campus do colégio St. Peter’s International School, esta Boarding Residence para 36 alunos, dos 14 aos 18 anos, oferece modernas instalações no campus com 37,000 m2. Considerado um dos melhores colégios do país, o St. Peter’s oferece opções de internato flexíveis para as famílias: boarding semanal ou completo.
O boarding promove a excelência académica de uma forma ainda mais eficaz pela permanência dos alunos no colégio. Com espaços de estudo totalmente equipados e apoio educacional diário individualizado, adaptado às necessidades de cada faixa etária e currículo, o regime de boarding oferece também vários benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento de ‘soft skills’: por um lado, as ligações sociais promovidas pelo ambiente vivido nas Boarding Schools do Grupo Inspired Education são essenciais para apoiar os alunos no desenvolvimento do seu caráter e do seu sucesso, seja ele académico, profissional ou pessoal. “O boarding proporcionará aos alunos em Portugal uma oportunidade única de desenvolverem este carácter de aprendizagem e de prosperarem. A construção do carácter garante que sejam capazes de ter sucesso tanto a nível académico como nas suas vidas posteriores – tenho o privilégio de ver isto acontecer diariamente, nas diferentes residências de Boarding do Grupo Inspired Education”, comenta Wergan, referindo ainda que “o currículo trabalhado pelo grupo capacita os alunos com ferramentas essenciais para o desenvolvimento da autoconfiança, resiliência e coragem”.
Outra grande vantagem das Boarding Schools é, sem dúvida, a independência, promovida pelas rotinas diárias implementadas nestas escolas. Aqui, os alunos desenvolvem uma mentalidade construtiva para acreditar em si mesmos e nas suas aspirações, lado a lado com a coragem e o controlo em assumir a responsabilidade pelas suas próprias vidas e ações. Esta ‘coragem’ destaca-se também na sala de aula ou em momentos de testes e exames, preparando-os para não se sentirem intimidados com desafios inesperados. Nas escolas Inspired há liberdade para cada aluno explorar a sua independência num ambiente seguro, preparando-os para a universidade de uma forma que nenhuma outra experiência o faz.
Por outro lado, os programas desenvolvidos pelas equipas de boarding promovem a curiosidade dos alunos e o seu entusiasmo pela vida. As atividades, as viagens, os clubes, as oportunidades de liderança e as competições que são organizadas ao longo do ano desenvolvem o entusiasmo e garantem que os alunos internos mantêm a sua curiosidade e vitalidade como adultos, aproveitando todas as oportunidades que têm pela frente. Viver e estudar em instalações de última geração proporciona aos alunos uma experiência única e inesquecível, dando-lhes as ferramentas necessárias para atingirem o seu máximo potencial.
“Saber que o nosso futuro está nas mãos dos nossos alunos deixa-me muito otimista. A sua liderança será forte e ética, fruto dos sucessos académicos que as escolas internacionais proporcionam, e nutrida pela profundidade de caráter que incorporam”, acrescenta Nick Wergan.
Um outro ponto positivo destacado por grande parte dos alunos que passam pelas Boarding Schools é a relação criada com as suas Boarding Families. Neste contexto, a Inspired trabalha diariamente para criar um espírito de comunidade e família, no qual os alunos internos aprendem a ser mais empáticos e compreensivos, além de promover os valores de tolerância, aceitação e celebração da diversidade. Assim, os alunos deixam de pensar só no ‘eu’ para se focarem no ‘nós’.
Por último, Nicholas Wergan explica que “os alunos Inspired são capacitados para desempenhar papéis de liderança; um objetivo sustentado pela combinação das três características destacadas anteriormente – a independência desenvolvida a partir das rotinas diárias, o entusiasmo pelas oportunidades disponibilizadas no programa escolar e extracurricular, e a empatia adquirida através da relação com as Boarding Families. Este é, com certeza, um passaporte único para o seu sucesso e felicidade”.