Há 200 anos de memórias para contar e todo um futuro para crescer. O grande destaque da nova edição da Exame – já disponível nas bancas e em formato digital – é uma reportagem sobre a Vista Alegre, que revisita o passado desta empresa e olha para os próximos passos desta unidade industrial.
A Vista Alegre celebra o bicentenário a faturar mais de €100 milhões, com forte investimento na inovação, qualidade e diversificação de negócio. “O nosso trabalho é preparar a empresa para a geração seguinte”, apontou Nuno Barra, administrador da empresa, numa conversa com a EXAME. Uma reportagem imperdível que abarca a fundação, o crescimento, a falência iminente e o renascimento desta grande marca da indústria nacional.
De contas e de faturação se fizeram também os resultados anuais das grandes cotadas da bolsa portuguesa. Após um 2022 histórico, as empresas voltaram a subir a fasquia, apresentando lucros recorde. Neste raio-X aos resultados, poderá conferir as perspetivas de analistas e gestores de ativos para saber quais foram as grandes surpresas e desilusões nesta época de prestação de contas, assim como os motivos que estão a impulsionar os números das cotadas nacionais.
Esta edição traz ainda uma reflexão sobre se o Estado deve ter uma política industrial e ser mais ativo na definição dos setores de atividade a dinamizar. Em entrevista, Nathan Lane, da Universidade de Oxford, constata que “a política industrial nunca desapareceu, mas explodiu a partir da Covid”.
A EXAME viajou, no mês passado, até Cannes, para perceber como os municípios de Porto, Gaia e Matosinhos se estão a posicionar para captar mais investimento imobiliário. Dentro de portas, damos a conhecer Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, um dos casais mais simpáticos do mundo dos vinhos, e que produz algumas das melhores referências do Douro. Já na Girl Talk deste mês, Mafalda Rebordão e Sara Aguiar, autoras do livro O Acelerador de Carreiras, elencaram as prioridades que devem constar da agenda dos próximos Executivos nacionais para manter os jovens qualificados em Portugal.
Na opinião, Pedro Afonso enumera os cinco travões que precisamos de desenfrear, Rui Teixeira aponta soluções para a paridade de género, Somoudip Sarkar conta como uma visita à cidade chinesa de Hangzhou mostrou uma prova de conceito da afirmação do gigante asiático como potência global também através da inovação.
Neste novo número, há ainda sugestões de leitura e o teste ao BYD Seal, eleito carro do ano em Portugal. Tudo isto e muito mais na edição de abril da EXAME, já nas bancas.