Um estudo do idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa, mostra que 19% das casas compradas em novembro estiveram anunciadas no mercado menos de uma semana. Este número é superior ao registado em novembro de 2022, quando 17% das casas foram vendidas em menos de uma semana.
O estudo mostra que o aumento das vendas expresso é mais acentuado nas cidades do norte do país, como Braga, Porto e Bragança. Em Braga, 26% das casas foram vendidas em menos de uma semana, o que é o valor mais elevado registado no país.
Seguem-se Bragança (22%), Aveiro (21%), Funchal (19%) e Coimbra (19%). Abaixo da média nacional, encontram-se o Porto (17%), Viseu (16%), Guarda (15%), Ponta Delgada (15%), Lisboa (13%), Faro (12%), Setúbal (12%), Évora (12%), Santarém (9%) e Leira (9%).
A capital de distrito onde se registou menos “vendas expresso” foi Castelo Branco (6%). Em Beja, Vila Real e Viana do Castelo, apenas 7% das transações se realizaram em menos de sete dias, em novembro. Já em Portalegre, nenhuma casa foi vendida nesse período.
Em relação aos distritos, no Porto (28%) foi onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante o mês de novembro. Seguem-se Évora (26%), ilha de São Miguel (22%) e Aveiro (21%).
Por outro lado, é em Viana do Castelo e Castelo Branco onde esta percentagem de vendas rápidas de casas é menor (7%). Seguem-se Vila Real e Beja (8% em ambos os distritos).