Naquele que é anunciado como o maior acordo-quadro deste tipo na Europa, a CaetanoBus venceu o concurso internacional para construir os novos autocarros a hidrogénio da Deutsche Bahn, o operador público alemão. A primeira encomenda é de 60 autocarros.
Segundo um comunicado da empresa do grupo Salvador Caetano, os primeiros veículos, equipados com a nova geração de pilha de combustível da Toyota, estarão entregues e em operação no início do próximo ano.
“Este acordo-quadro vem impulsionar as vendas da CaetanoBus do modelo H2.CityGold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal”, pode ler-se no documento. Arábia Saudita e Austrália têm também autocarros Caetano desde modelo em operação. O veículo é o resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo que a empresa portuguesa foi a primeira na Europa a utilizar a tecnologia japonesa.
O H2.City Gold, um modelo desenvolvido em conjunto entre a CaetanoBus e a Toyota, é um autocarro standard 12 de metros de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota que terá uma potência nominal de 70 kW. Esta segunda geração de pilhas de combustível da Toyota é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais potência, do que a geração anterior. Recorde-se que a Toyota iniciou o desenvolvimento de pilhas de combustível em 1992.
Segundo a empresa portuguesa, “com a nova geração da pilha de combustível, a equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus aproveitou também para melhorar a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado da pilha de combustível para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista”.
Thomas Klaus, Head of Buses Procurement Regio Germany da Deutsche Bahn AG, afirma que: “Com este acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades de H2.City Gold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos movidos a hidrogénio têm a vantagem de serem reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”.
Já Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, diz: “estamos orgulhosos de termos sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa. Além disso, estamos também orgulhosos por continuarmos a assumir um papel importante na descarbonização sustentável do sector dos transportes públicos na Europa, nomeadamente ao utilizar tecnologia a hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica”.