Portugal conta com seis empresas entre as 1000 com mais rápido crescimento na Europa, de acordo com a lista anual publicada pelo Financial Times. Os países mais representados são a Itália, a Alemanha e o Reino Unido, postos que já ocupavam na edição do ano passado.
O primeiro representante nacional na lista é a Plásticos Dão, que ocupa a 295º posição. A empresa dedica-se sobretudo ao fabrico de sacos de papel e apostou recentemente nos bioplásticos. Segue-se a Sweetcare.com, retalhista online de produtos de beleza e cuidado para o corpo, na 305ª posição.
No terceiro lugar está a Singularity Digital Enterprise, na 499ª posição, e que anunciou recentemente a criação do primeiro Centro de OpenAI em Portugal, com um investimento previsto de um milhão de euros e que pretende explorar, desenvolver e implementar uma nova linha de serviços de Inteligência Artificial para o mercado. Esta empresa ficou ainda no primeiro lugar em IT & Software em Portugal e na 99.ª no setor das TI & Software a nível europeu. Em comunicado, Pedro Martins, CEO da Singularity Digital Enterprise, afirma que “a empresa sente-se muito honrada por ter recebido este prémio. Este reconhecimento é uma prova do trabalho e dedicação da nossa organização, e estamos entusiasmados por fazer parte desta lista tão prestigiada”.
Estão ainda na lista as portuguesas Revesperfil (669º), SA Formação (670º) e Mixprice (732º).
O critério para esta lista é a taxa de crescimento anual composta ao longo de período de três anos, neste caso terminando no final do exercício de 2021.