Duas estrelas dos Países Baixos juntam-se numa parceria global, ainda que à partida possa parecer meio contraditória. O atual campeão mundial de Fórmula 1, Max Vertappen, foi anunciado como embaixador global da cerveja 0.0 da Heineken, a empresa cervejeira fundada em 1873 e que é considerada uma das melhores do mundo. A Heineken, que desde o século XIX utiliza uma Levedura exclusiva descoberta pela empresa, anunciou a parceria em comunicado enviado às redações, afirmando que desta forma reforça o compromisso com o consumo responsável de alcool, ao qual tem dedicado a campanha “Se conduzir, nunca beba”, relançada em maio de 2022.
Desde 2016 que a Heineken está ligada ao desporto automóvel, patrocinando vários Grandes Prémios de Fórmula 1, por exemplo – incluindo o que se realizou no Autódromo de Portimão, em 2021 – e desde então que foi reafirmando a sua intenção de contribuir para uma atitude mais responsável em redor do consumo de bebidas alcoólicas. Nesse sentido, esclarece a marca em comunicado, compromete-se a investir pelo menos 10% do seu orçamento de media para apoiar estes projetos.
É nesse sentido que Verstappen, piloto da Red Bull e bi-camepão mundial de Fórmula 1, se torna embaixador da referência sem álcool da Heineken, “para ajudar a encorajar o consumo responsável, através de uma série de ativações patrocinadas” ao longo dos próximos meses, esclarece a marca.
“Sendo eu próprio dos Países Baixos, é muito especial fazer uma parceria com uma marca neerlandesa icónica como a Heineken. As pessoas que me conhecem sabem que sou muito determinado e, como piloto, não quero deixar nenhum espaço para erros. É por isso que estou entusiasmado por fazer parte da campanha “Se conduzir nunca beba”, que ajuda a chamar a atenção para o consumo responsável”.
Esta parceria vai ainda incluir o desenvolvimento de um jogo chamado Player 0.0, no qual Verstappen admite ter participação, e que será produzido em parceria com a Oracle Red Bull Racing, equipa a que pertence o piloto . A parceria foi oficializada no mesmo comunicado, onde ambas as marcas dizem que esperam conseguir desenvolver produtos que chamem mais fãs da Fórmula 1 – e de cerveja – a eventos e experiências partilhadas.
A notícia surge menos de duas semanas antes do arranque oficial do campeonato de Fórmula 1 de 2023, que este ano se inicia com o Grande Prémio do Barhain, entre 3 e 5 de março. Espera-se que Charles L’Eclerc, a correr pela Ferrari, seja o grande oponente de Max Verstappen, à semelhança do que aconteceu no ano passado, ainda que a Mercedes já tenha dado a entender que o heptacampeão Lewis Hammilton poderá voltar à corrida pelos campeonatos – se o carro desde ano lho permitir.