Num ano marcado pelas boas notícias da economia portuguesa, importa parar para pensar e discutir os caminhos do crescimento. Desde 2000 que o desempenho económico não apresentava um ritmo tão alto – 3% no segundo trimestre de 2017 –, tendo mesmo o Banco de Portugal sublinhado recentemente que se trata de um crescimento “claramente superior à média europeia e ao observado na última década”. Planear o médio e longo prazo e firmar um compromisso para com a sustentabilidade económica é uma missão de todos, aproveitando a onda de otimismo que se vive.
A conferência “Portugal em Exame”, que decorre na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, a partir das 15 horas, na Estufa Fria, em Lisboa, pretende dar palco a essa reflexão. “Tempo de investir, poupar e crescer” é o mote desta iniciativa anual da revista Exame, do grupo Impresa, em parceria com a consultora EY, o Millennium BCP, a gestora de activos IMGA e a Ocidental Seguros. O encontro vai juntar governantes, líderes empresariais, banqueiros e representantes de organismos públicos e instituições universitárias com a missão de apontarem estratégias para o futuro do país.
As boas-vindas estarão a cargo do presidente executivo da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, e do líder do Millennium bcp, Nuno Amado, que marcam o início dos trabalhos de uma tarde de ideias e debates.
Em grande destaque estará o investimento. Com a confiança sobre as perspectivas para a economia nacional em alta, a Formação Bruta de Capital Fixo (indicador de referência para analisar o comportamento do investimento) cresceu 10,1% no primeiro semestre destes anos, denotando uma aceleração em força relativamente aos últimos seis meses de 2016. Todavia, os níveis de investimento ainda estão abaixo dos registados nos anos que antecederam a crise. Sendo este o “Tempo de investir”, o debate contará com aa visões, entre outras, de Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e de Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal.
Segue-se, depois, o “Tempo de Poupar”, momento em que se discutirá porque a poupança é a chave do futuro dos portugueses. Para lançar ideias e encontrar consensos, estarão à conversa representantes de instituições bancárias e pensadores, como Fernando Alexandre, pró-reitor da Universidade do Minho e economista.
Será o novo diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics, Nuno Fernandes, regressado de uma década a dar aulas na Suíça, numa das mais conceituadas escolas de negócio do mundo, o IMD, que alinhará ideias para o “Tempo de crescer”, refletindo sobre os caminhos que a economia portuguesa deverá tomar rumo a um futuro sustentável.
Esta conferência, que pretende ser um espaço de reflexão comum e abrangente, estará aberta a todos. Os interessados só precisam de se inscrever através do endereço de correio electrónico eventos@impresa.pt ou através do número 963 318 663
Confira aqui o programa:
15h00 Receção aos convidados
15h30 Nota de boas-vindas por Francisco Pedro Balsemão, CEO, Impresa
15h40 Nota de boas-vindas por Nuno Amado, CEO, Millennium bcp
15h50 TEMPO DE INVESTIR
Moderador: José Gomes Ferreira, diretor-adjunto, SIC Notícias
Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e da Coesão
André Navarro, diretor-geral Investment Banking, Millennium bcp
Pedro Pires de Miranda, CEO, Siemens Portugal
16h45 Coffee break
17h00 TEMPO DE POUPAR
Apresentação por Nuno Serafim, administrador, IMGA
Moderador: João Vieira Pereira, diretor, EXAME
Nélson Machado, CEO, Ocidental
Fernando Alexandre, professor, Universidade do Minho
Carlos Lobo, ex-secretário dos Assuntos Fiscais e partner da EY
18h00 TEMPO DE CRESCER
Nuno Fernandes, diretor, Católica Business School
18h30 Encerramento por João Vieira Pereira, diretor, EXAME