“Ficar só por Portugal seria ter um negócio com um teto muito limitado”, diz a gestora, a trabalhar com 50 ilustradores de várias nacionalidades no mercado global, do Brasil até à Nova Zelândia. No portefólio, cruza consagrados e promessas. O objetivo é dar resposta às diferentes necessidades do mercado, das editoras às agências de publicidade, media e clientes particulares. A complementar a oferta de serviços de ilustração, há serviços de direção de arte e design gráfico, apoio à promoção de projetos pessoais de artistas.
Os livros infantis representam 60% do negócio e onde vai abrindo novas portas. Faz exposições com workshops para facilitar o contacto entre os ilustradores e o público. No restaurante do hotel Rali, em Viana do Castelo, a ilustração juntou-se à arquitetura para criar um painel único. Em 2015 vai nascer a loja online.
Gestora por formação, com pós-graduações em E-Business e Gestão de Património Cultural, Inês desenvolve todo o projeto a partir da Creartopia, uma empresa construída com o marido, o arquiteto Carlos Praça, onde potenciam sinergias familiares através de mais duas marcas: a Architailors, vocacionada para a arquitetura, e a bopo design, especializada em design de iluminação e mobiliário. Em 2013, a quatro mãos, faturaram 100 mil euros.
Este artigo é parte integrante da edição de novembro da revista EXAME