O que é um perfume sustentável? A resposta não é simples. Com certeza envolve um frasco com materiais reciclados ou uma embalagem sem plásticos. Mas não podemos esquecer o essencial: o perfume.
Esta preocupação holística está cada vez mais presente na mente dos consumidores e das marcas. Em especial, daquelas que sempre tiveram uma relação de comunhão com a natureza, como a Issey Miyake. As duas novas fragrâncias da marca elevam o seu compromisso com a sustentabilidade a um novo patamar.
L’Eau d’Issey Pivoine e L’Eau d’Issey pour Homme Vétiver são dois hinos à frescura que celebram a água, a peónia e a vetivéria. Para a criação destas fórmulas foi convidada Marie Salamagne, perfumista da Firmenich – empresa especializada em fragrâncias e aromas.
87% de ingredientes de origem natural para a L’Eau d’Issey Pivoine e 93% para a L’Eau d’Issey pour Homme Vétiver
Também na perfumaria a tecnologia dá uma ajuda no caminho da sustentabilidade. A perfumista explica que há ferramentas digitais que exibem a “percentagem de ingredientes naturais nas composições, mas também o seu impacto ambiental e social, grau de renovabilidade e biodegradabilidade, etc”. No caso das novas fragrâncias, a taxa é muito alta: 87% de ingredientes de origem natural para a L’Eau d’Issey Pivoine e 93% para a versão masculina, ambos com fórmulas vegan.
Estes ingredientes são obtidos respeitando os princípios do comércio justo e colhidos de forma responsável. As raízes de vetivéria, por exemplo, são provenientes de uma pequena fazenda no Haiti, onde são extraídas após um período de crescimento de 12 meses. No caso particular da flor de peónia, Salamagne fala de um “verdadeiro ato de equilíbrio”, já que se trata de uma flor “demasido frágil para permitir a destilação natural”
Quanto aos icónicos frascos, são agora feitos com 20% de vidro reciclado, com tampas feitas 100% de madeira natural, proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Graça a estas escolhas, o risco de poluição marinha é reduzido em 99%, o consumo de água diminuiu 95% e o consumo energético 70%.
As novas fragrâncias elevam o compromisso de Issey Miyake com a sustentabilidade a um novo patamar
Sobre L’Eau d’Issey Pivoine, Salamagne explica que “é composto por dois absolutos de alta qualidade: rosa damascena e flor de laranjeira” e acrescenta que também trabalhou “com um novo extrato 100% natural: a pêra FirgoodTM, feito com uma técnica que usa menos energia e produz menos resíduos”. Já sobre L’Eau d’Issey Vétiver, a perfumista esclarece que “os ingredientes naturais, como a vetivéria haitiana, são aprimorados pela adição de um ingrediente biotecnológico inovador chamado DreamwoodTM, que é uma versão 100% biodegradável, vegan e renovável em carbono, muito semelhante à nota de sândalo”.