
Era um Portugal diferente do de hoje, aquele que viu nascer, em 1972, a JCDecaux Portugal. Mais fechado, a viver os anos finais do Estado Novo, numa época em que a publicidade exterior assumiu um papel fundamental enquanto canal de comunicação para as marcas. Como protagonista desta nova tendência, a JCDecaux posicionou-se na vanguarda da publicidade exterior em Portugal, desafiando os formatos convencionais e colocando-se na linha da frente de vários marcos históricos nesta área.
Painéis publicitários coloridos e luminosos, carregados de detalhes? A JCDecaux revolucionou. Informação útil para as cidades e seus cidadãos (mapas, por exemplo) e publicidade em mobiliário urbano? A JCDecaux inventou. Assim como ofereceu às cidades novas placas de sinalização, abrigos de autocarros, sanitários e painéis de informação. Sempre com a dupla função de equipamento utilitário financiado comercialmente. E assim a JCDecaux passou a assumir-se como uma city-provider que pretende, acima de tudo, “servir a comunidade ao facilitar o quotidiano dos cidadãos e ao dotar as cidades com soluções únicas e inovadoras, que elevam a comunicação das marcas junto das pessoas”.

Os anos 90 foram anos de grande crescimento, com o início da publicidade nos centros comerciais e nos aeroportos. Em Portugal, a JCDecaux fechou contrato com o Grupo Sonae Sierra, proprietária de mais de uma dezena de shoppings, e passou a explorar a publicidade nos 8 aeroportos do país. A compra, em 1999, do Grupo Red, empresa líder de mercado no segmento de painéis de grande formato (8x3m), permitiu à JCDecaux estabelecer-se com estes grandes formatos de norte a sul de Portugal.
Entre 2014 e 2021, os passos dados pela empresa permitiram-lhe assumir e reforçar a sua sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, ao reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em mais de 80%.
A era digital e os desafios do futuro
Em 2011, presente já em 56 países, a marca torna-se nº1 do mundo em publicidade exterior. Mas longe de se alimentar dos louros, a JCDecaux continuou a inovar e a diversificar os seus serviços dedicados às cidades e aos cidadãos, colocando à disposição um sem número de novos formatos de comunicação out-of-home e campanhas interativas, diferenciadoras e eficazes.
A era digital chega por via da criação de painéis digitais por medida instalados nos aeroportos, centros comerciais, transportes públicos, estações de serviço e outros pontos estratégicos das cidades, numa estratégia contínua de valorização das marcas, garantia de impacto e de visibilidade junto das suas audiências.

Num mundo ultraconectado, a JCDecaux destaca-se por ser o único meio capaz de conseguir acompanhar a jornada diária do consumidor fora de casa: nos transportes, na rua, nos centros comerciais, nos aeroportos e em muitos outros locais, sendo assim um dos meios de comunicação mais eficientes à disposição das marcas.
50 anos depois de chegar a Portugal, a JCDecaux pretende continuar a desafiar o convencional e a transformar conceitos em realidades, contribuindo para um futuro promissor para as próximas gerações, mantendo intacta a missão de servir as pessoas e as cidades, a procura pela excelência, a preocupação com o design e o respeito pelo meio ambiente.
Um conceito brilhante
Foi em 1964 que o francês Jean-Claude Decaux criou o conceito que veio mudar o mundo da publicidade: mobiliário urbano financiado por publicidade, uma fórmula inovadora de serviço público que permitia que as cidades se tornassem mais conectadas e sustentáveis. Na cidade de Lyon estreava-se assim esta revolução de nome JCDecaux, com a chegada dos abrigos de autocarros associados a um novo formato de publicidade, o Mupi.

O sucesso foi imediato, de tal modo que, nos anos seguintes a JCDecaux expandiu-se até à Bélgica – onde instalou os seus abrigos de autocarros e a primeira filial do grupo – e Portugal, começando por Lisboa, que recebeu de braços abertos este novo conceito de mobiliário urbano, tornando-se a primeira aventura da JCDecaux noutra língua.
Estando já espalhada por cinco continentes, a JCDecaux mantém a empresa no seio familiar e o compromisso de continuar a dotar as cidades de equipamentos que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
JCDecaux em números
Hoje é impossível imaginar as cidades sem as criações de Jean-Claude Decaux. O resultado deste passado de inovação voltado para o futuro? A posição de líder mundial da JCDecaux em comunicação Out-of-Home (OOH).
50 anos em Portugal
101 concelhos
+200 colaboradores