A Lyreco opera diretamente em 25 países da Europa e da Ásia. Os 10.000 colaboradores do grupo partilham uma missão comum: serem pioneiros em fornecer de forma sustentável tudo o que um ambiente de trabalho precisa, para que os seus clientes se possam concentrar no que mais importa. Foi a primeira empresa do setor a nível europeu a desenvolver uma plataforma de e-commerce para a venda de produtos para ambientes de trabalho a outras empresas (B2B). A VISÃO falou com o seu responsável, Rui Simões.
Entregas em 24 horas, mais de 11 mil produtos em stock. De que forma a Lyreco faz a diferença no seu mercado?
Como especialistas em ambientes laborais, a preocupamos-nos em ampliar continuamente a nossa oferta de forma a cobrir todas as necessidades de qualquer espaço de trabalho, independentemente da dimensão da empresa. No nosso leque de oferta, dispomos de 16 categorias de produtos, entre elas material de escritório, equipamentos de proteção individual (EPI), higiene, soluções de impressão, packaging, produtos tecnológicos ou catering.

Qual a dimensão da empresa?
A Lyreco, a nível ibérico, trabalha com 69.000 clientes ativos – mais 3.000 face a 2021. Entre eles, existem tanto PME como grandes empresas, de setores muito diferentes e a quem oferecemos um serviço de excelência, com entregas no dia seguinte. Em termos de peso, as PME representam 87% do número total de clientes. Os restantes 13% são grandes empresas, com mais de 250 empregados.
Como é que a Lyreco se tem adaptado às mudanças recentes no universo do trabalho, cada vez mais remoto e tecnológico?
O trabalho a partir de casa tornou-se uma nova realidade e a propagação do teletrabalho forçou uma mudança no nosso modelo de serviço. Os colaboradores dos nossos clientes já não estavam no escritório, mas em casa, traduzindo-se num grande desafio para nós. Conscientes desta realidade, e com o objetivo de melhorar o bem-estar no trabalho, desenvolvemos um novo serviço de entrega ao domicílio em qualquer ponto da Península Ibérica. Até à data, mais de 5.500 clientes utilizaram o serviço, num total de 21.866 encomendas, que partem do nosso centro logístico, com satisfação total.

Qual a visão de futuro da companhia?
O plano da Lyreco para o futuro continua em linha com a sua visão para o negócio, que está resumida no slogan “A Great Working Day Delivered”. Assim, pretendemos trabalhar com os nossos clientes para tornar a sua experiência de trabalho eficiente, segura, confortável, ajudando-os a respeitar as pessoas e o planeta, tirando máximo proveito das novas formas de trabalho. Continuaremos também a incorporar tecnologia para melhorar ainda mais a nossa principal vantagem competitiva e força, que são os nossos colaboradores. Tecnologia + Pessoas, esse é o nosso compromisso para nos impulsionarmos nos próximos anos. Para tal, contamos com a extensa rede de consultores comerciais e com o apoio de especialistas em produtos que mantêm um contacto próximo com os clientes.
Qual a dimensão do mercado português e qual a sua posição na estratégia da Lyreco?
A Lyreco é uma marca líder em diversos mercados europeus e mundiais, mas em Portugal o seu percurso ainda é relativamente recente. Durante os próximos anos, queremos acrescentar valor ao negócio da Lyreco em Portugal, elevando-o a um patamar semelhante ao de outros mercados. Conheço os desafios, mas encaro-os com entusiasmo.
Para tal, temos investido tanto em serviços como em recursos humanos. É de destacar a recente aposta numa frota própria (nas áreas de Lisboa e Porto), a ampliação da equipa de atendimento ao cliente e o estabelecimento de parcerias locais e nacionais para uma oferta de produtos e serviços cada vez mais adaptada à realidade portuguesa.
Adicionalmente, com o objetivo de reforçar o atendimento e assessoria personalizados que nos distinguem, contratámos um especialista em EPI para apoiar os gestores comerciais numa linha de negócio onde pretende crescer nos próximos anos. Para impulsionar o negócio, a equipa comercial tem aumentado ano após ano, havendo um reforço nas áreas geográficas mais populacionais e uma aproximação a regiões interiores.

A sustentabilidade também é uma prioridade na empresa?
Focada em ser pioneira e em oferecer de forma sustentável tudo o que seja necessário para o desenvolvimento da atividade profissional, a Lyreco pretende ter um impacto positivo nos países onde está presente. Neste sentido, acabamos de anunciar o novo plano de RSC até 2026 – “The Great Impact” –, que se centra em três áreas: Planeta, Pessoas e Progresso.
Do que trata cada uma destas áreas?
No Planeta, o desafio é que 90% das vendas sejam em produtos e serviços sustentáveis. Em 2021, 28% do montante total das vendas foi em produtos amigos do ambiente. A Lyreco está comprometida em expandir a gama de produtos verdes e também aqueles com uma componente social. Adicionalmente, estamos também empenhados em tornar os veículos da empresa, as viagens de negócios e as instalações neutras em carbono. Hoje, mais de 99% da eletricidade que consomimos já é energia verde.
Do lado dos Colaboradores, o objetivo é alcançar uma taxa de satisfação de 90%, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, de confiança e forte. Mais do que um trabalho, queremos ser um lugar para crescer. Para tal, estamos empenhados no desenvolvimento profissional da equipa e em ter um impacto positivo nas comunidades e países em que operamos.
Por último, Progresso, trabalhando com os nossos parceiros e clientes para melhorar a sustentabilidade. Para o conseguir, concentrar-nos-emos em partilhar os nossos conhecimentos sobre iniciativas de sustentabilidade, bem como em estabelecer um quadro ético em todas as nossas atividades, encorajando os nossos colaboradores e parceiros a adotarem práticas ecológicas.

E do ponto de vista da reciclagem, uma vez que nesta área o desgaste dos materiais é muito rápido?
Adicionalmente, mantemos o compromisso com a Economia Circular, que está centrado em cinco grandes objetivos: 1) aumentar a recolha de produtos em fim de vida para serem devolvidos ao processo de produção; 2) oferecer cada vez mais alternativas de artigos reciclados; 3) promover a utilização de embalagens 100% recicláveis e reutilizáveis; 4) eliminar os plásticos de utilização única nas nossas instalações; 5) colaborar no desenvolvimento de normas de economia circular no setor, juntamente com parceiros europeus. A preocupação perante o ambiente não é recente e, na última década – entre 2010 e 2020 – o nosso grupo reduziu em 28% as suas emissões de CO2.
Já do ponto de vista da responsabilidade social e corporativa, pode dar a conhecer alguns projetos da Lyreco?
Nesse âmbito, o projeto principal do grupo é o “Lyreco for Education” (LFE), cujo objetivo é dar acesso à educação a crianças de países em vias de desenvolvimento. Através deste projeto, entre 2008 e 2019, o nosso apoio foi feito em 5 países: Bangladesh, Vietname, Brasil, Togo e Madagáscar; desde 2019 e até ao final deste ano, estamos a apoiar o Camboja. Até ao momento, a Lyreco já contribuiu para o acesso à educação de 115.000 crianças em condições de pobreza em vários países em desenvolvimento, reabilitou 328 escolas, formou 498 professores e construiu 60 novos centros escolares.